Voto em Trânsito 2018

O sistema de controle de domicílio eleitoral é o que mais deve ser modernizado para facilitar a votação daqueles que se mudaram de município ou estão viajando. Para aqueles que mudaram de município, o problema pode ser facilmente resolvido com a alteração do domicílio eleitoral. Mas, e aqueles que estão viajando ou, por outro motivo, estão fora de seu município de eleição 2018? Para sanar esse problema, surgiu o voto em trânsito.

O Voto em Trânsito 2018 é uma alternativa viável para votação de quem pretende viajar na data das eleições 2018 mas não quer perder a oportunidade de exercer a sua cidadania e participar do processo democrático.

Voto em Trânsito 2018
Como participar da votação em trânsito

O que é Voto em trânsito

Voto em trânsito nada mais é que uma permissão concedida ao eleitor para que o mesmo participe da votação em um local de votação 2018 diferente de seu domicílio eleitoral. Essa prática é adotada desde 2010 e veio para resolver a problemática causada pela impossibilidade de votação daqueles eleitores que estão temporariamente afastados de seu domicílio eleitoral.

Em suma, esse recurso pretende melhorar o sistema eleitoral brasileiro, possibilitando a votação em qualquer local do país. Apesar da modernização do processo, ainda não é possível a participação de eleitores que se encontram no exterior.

Saiba mais: você já fez seu agendamento biométrico? Confira já como fazer a sua biometria eleitoral.

Habilitação para Votar em Trânsito

Para usufruir desse recurso, o eleitor deverá solicitá-lo em qualquer cartório eleitoral em até no mínimo 45 dias antes da eleição 2018 com:

  • Documento de identidade oficial com foto, como o RG ou a CNH.
  • Além disso, o eleitor precisa se encontrar com sua situação eleitoral regularizada.
Habilitação para Votar em Trânsito
Habilitação para Votar em Trânsito

Vale lembrar que, caso o eleitor opte por usufruir do recurso de voto em trânsito, ficará impossibilitado de votar em seu domicílio eleitoral, pois, somente poderá realizar o ato no local definido pelo recurso.

Onde é Possível Votar em Trânsito

Quando posto em prática em 2010, somente era possível utilizar o voto em trânsito nas capitais. Porém, graças a reforma política ocorrida em 2015, o recurso se entendeu para todos os municípios do Brasil com mais de 100 mil eleitores.

Portanto, por causa disso, quase todos os brasileiros podem usufruir desse direito, que veio para modernizar o sistema eleitoral brasileiro.

Cargos para Voto em Trânsito

Em 2010, período inicial da utilização do recurso, somente era possível votar em trânsito para o candidato à presidente 2018. Mas a reforma política de 2015 alterou isso também. Atualmente, os cargos de deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador e governador se disponibilizaram para votação em trânsito.

Porém, somente se o eleitor estiver dentro do mesmo estado de seu domicílio eleitoral. Caso se encontre fora do estado de seu domicílio, só a votação para presidente e vice-presidente se encontra disponível para votar em trânsito.

O sistema eleitoral brasileiro, apesar de não ser perfeito, ficou muito mais moderno e convidativo com o recurso do voto remoto. Caminhamos cada vez mais para uma maior popularização da democracia. Portanto, não devemos desvalorizar as lutas do século XX e celebrar nossa democracia praticando o voto.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

4 pensamentos em “Voto em Trânsito 2018”

  1. No primeiro turno das eleições de 2018 não estarei em meu domicílio eleitoral. Posso votar em trânsito só no primeiro turno? se houver segundo turno posso votar em meu domicilio eleitoral?

  2. O fato da inscrição nos cartórios eleitorais ser unicamente presencial, faz com que o procedimento de voto em trânsito para quem mora no exterior fique inviabilizado. Não entendo o porquê do cadastro presencial uma vez que existe o Correios, a internet. Se a pessoa poderia pessoalmente apresentar toda a documentação exigida no dia da votação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *