Valor da Multa por Não Votar

Com as voltas que a política tem dado hoje no mundo, fica muito difícil reeleger alguém, na dúvida muitas pessoas deixam de votar a fim de não dar o seu voto a nenhum candidato, mas se você não votou, terá que pagar uma multa por isso, o pagamento desta multa incide em caso de falta de voto, de maneira que você não tenha justificado a sua ausência no prazo de até 60 dias após a eleição. Nesse artigo iremos falar sobre o Valor da Multa por Não Votar.

O pagamento desta multa pode ser realizado em qualquer casa lotérica, agência bancaria ou até mesmo nos correios, mas para realizar o pagamento é preciso que esteja aos seus cuidados o GRU – Guia de Recolhimento da União, documento este solicitado em qualquer posto de atendimento ou em qualquer cartório eleitoral.

Valor da Multa Por não Votar
Valor da Multa Por não Votar

Qual é o valor da multa por não votar?

O valor da multa por não votar varia por turno de R$ 1,05 até R$ 3,51, valor simbólico para justificar a ausência do seu voto.

Valor da Multa por não Votar
Valor da Multa por não Votar

Documentos Necessários

Os contribuintes que deixaram de votar duas vezes seguidas sem justificar, devem preencher o “Requerimento de Justificativa Eleitoral Pós Eleição”, que pode ser obtida em qualquer cartório ou posto eleitoral.

Neste caso anexe um documento que justifique a sua ausência mais um documento de identificação com foto.

O contribuinte que ficar sem votar sem justifica durante 3 anos, tem o título de eleitor cancelado, leve comprovante de residência e o seu título de eleitor.

Veja também:

Quais consequências de não pagar a multa?

O eleitor que não realizou nem a justificativa nem o pagamento da multa, fica em debito com a Justiça Eleitoral, não podendo solicitar a certidão de quitação eleitoral, ficando assim, impedido de solicitar qualquer documento e receber salário, principalmente ser for funcionário público.

Muitas pessoas deixam de votar porque estão a trabalho em outra região, mesmo nesse caso, é importante que seja apresentada uma justificativa em qualquer cartório ou posto de atendimento, próximo onde está agendado, pois neste caso você não precisará pagar a multa.

Não poderá solicitar documentos
Não poderá solicitar documentos

Mas se não tiver jeito ou como se deslocar para votar, assim que finalizar o processo de eleição, realize o pagamento da multa para que não fique com a situação irregular vinculada ao seu CPF. O pagamento da multa já regulariza a situação do cidadão.

Todos nós temos direito de expressamos a nossa opinião quanto aos nossos representantes, se você deixou de voltar porque não tinha nenhum candidato em mente, compareça pelo menos para justificar o seu voto ou se não for votar realize o pagamento da multa.

O voto é um dos maiores atos de democracia que tivemos na história, é através do mesmo que você escolhe qual vai ser o rumo da sua cidade nos próximos anos. Analise os candidatos e escolha um que atenda aos requisitos de melhoria de sua cidade, somos nós que definimos os próximos Governantes do nosso país, por isso, se deixou de votar porque realmente não tinha condição de comparecer e dar o seu voto, tudo bem! Realize a sua situação através do pagamento da multa.

Lembre-se: que não realizou o recadastramento biométrico até o prazo, não poderá votar. Para evitar de ser impedido de votar, confira como realizar o agendamento biométrico no tribunal eleitoral da sua região.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...

8 pensamentos em “Valor da Multa por Não Votar”

  1. O que fazer se nenhum candidato conquistou minha confiança e veracidade em suas campanhas passadas?
    Como votar certo, se só existe candidatos errados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *