Segundo Turno Eleições 2018

Segundo Turno 2018

Nas eleições municipais, cidades que possuem menos de 200 mil habitantes, não ocorre segundo turno. O candidato mais votado no primeiro turno vence as eleições. Somente os municípios que possuem mais de 200 mil habitantes pode contar com o segundo turno eleições 2018.

A ocorrência de segundo turno funciona apenas para os cargos do poder executivo, como prefeitos, governadores e presidente, que estão no sistema de eleição majoritária. Os cargos para candidatos à senadores, deputados federais e estaduais e vereadores não participam por serem do sistema proporcional de votos.

Segundo Turno eleições 2018
Segundo Turno eleições 2018

Eleições 2018

De dois em dois anos os eleitores brasileiros têm encontro marcado com a urna eletrônica. Nas eleições de 2018 os eleitores vão escolher candidatos para ocuparem os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Será um cargo para presidente, 27 para governadores – Estados e Distrito Federal – dois terços para o Senado Federal, 513 para deputados federais e outros para os cargos de deputados estaduais nas casas legislativas de todo o Brasil.

Eleições 2018
Eleições 2018

Como funciona o Segundo Turno Eleições 2018

O segundo turno das eleições está abordado na Constituição Federal de 1988, nos artigos 28, 29 e 77. Os textos dizem que caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, após 20 dias deverá ocorrer o segundo turno.

No primeiro turno podem participar quantos candidatos quiserem, desde que cumprem as regras de filiação, da lei da ficha limpa, de idade, entre outros requisitos. O segundo turno apenas os dois candidatos mais votados na primeira etapa vão disputar o cargo político.

Por que ocorre o segundo turno?

O segundo turno das eleições só acontece quando nenhum dos candidatos concorrentes consegue a maioria absoluta dos votos válidos. O primeiro turno é a etapa principal do processo, ele é um momento adicional das eleições.

Os votos contados para ocorrer a segunda etapa do processo eleitoral são apenas os votos válidos, ou seja, os votos nulos e brancos não contam. Um dos concorrentes ao pleito precisa atingir 50% mais um dos votos válidos para não haver o segundo turno.

No segundo turno vence o candidato que obter o maior número de votos válidos. Caso um dos concorrentes desista, venha a falecer ou for impedido de concorrer por algum pedido da justiça, o próximo mais votado do primeiro turno será convocado para disputar a segunda etapa eleitoral.

Caso esse próximo mais votado da primeira etapa esteja empatado com outro candidato, será chamado o mais idoso.

Quais as datas previstas para o Segundo Turno Eleições 2018

A partir do dia 16 de agosto de 2018, os candidatos podem divulgar seus nomes como pretendentes dos cargos em que disputam e fazer propaganda de rua, nas redes sociais e na internet em geral.

Só do dia 26 de agosto de 2018 para frente é que os candidatos terão acesso a propaganda de rádio e televisão.

No dia 2 de outubro de 2018 será o primeiro turno das eleições e no dia 30 de outubro de 2018, caso houver, será a data das eleições para o segundo turno.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *