Mesário Voluntário 2018 – Como Trabalhar nas Eleições 2018

O sistema de eleições de maneira direta no Brasil está prestes a completar 30 anos. Eleições diretas são aquelas realizadas diretamente (perdoe-me a redundância) com o próprio povo, portanto, é um sistema que permite cada indivíduo manifestar sua opinião e ideologia nas urnas. Além disso, foi uma grande conquista de nossa democracia, alcançada com muita luta durante o século XX. E, para sustentar essa conquista, nada melhor que auxiliar o governo sendo mesário voluntário 2018 nas eleições de nosso país. Então, conheça como exercer esse belo cargo civil e saiba como trabalhar nas eleições 2018.

Mesário Voluntário2018
Mesário Voluntário 2018

Como ser um mesário voluntário em 2018

Para exercer esse cargo, basta que o eleitor se inscreva no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), de acordo com seu estado, ou compareça pessoalmente em seu cartório eleitoral. A sua inscrição será avaliada e, caso haja necessidade, será convocado e receberá um treinamento para estar apto para o evento.

Após a convocação, o eleitor terá 5 dias para recusá-la, exceto quando o motivo ocorrer após esse prazo. O eleitor deverá justificar o voto nas eleições e cabe ao juiz eleitoral a aprovação da recusa, porém, tal dispensa ocorre somente em casos excepcionais, pois, segundo nossas leis, o serviço eleitoral está acima de todos os outros.

Portanto, atente-se com esse compromisso, pois, caso haja ausência, o faltoso terá 30 dias para apresentar uma causa justa, caso contrário, uma multa será aplicada por meio da Guia de Recolhimento da União. Em casos de servidor público ou autárquico faltosos, sofrem como pena suspensão de até 15 dias. Todas as penas dobram caso a mesa não funcione devido aos faltosos ou caso o membro abandone o trabalho durante as votações.

Quem pode ser mesário e trabalhar nas eleições 2018

Todos os eleitores brasileiros podem exercer o papel de mesário durante as eleições 2018, exceto casos em que o eleitor seja:

  • Candidato durante às eleições ou parente do mesmo, até segundo grau (incluindo cônjuge);
  • Membro de diretórios de partidos políticos que exerça função executiva;
  • Autoridade e policial, inclusive funcionário que executa cargo de confiança do poder Executivo;
  • Pertencente ao serviço eleitoral;
  • Menor de 18 anos;
  • Ocupante de cargo de Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e Guardas Civis Municipais.

Excluso tais casos, todos os eleitores estão convidados a seres mesários voluntários.

Benefícios do mesário

Ao exercer o papel de mesário voluntário, o eleitor adquire certos benefícios. Tais são:

  • Auxílio-alimentação de R$25, que deverá ser retirado em qualquer agência dos Correios no território nacional após as eleições;
  • 2 dias de folga em seu trabalho, tanto trabalhador público, quanto privado, para cada dia que exerceu o papel de mesário voluntário e para cada dia de treinamento;
  • Preferência em desempates de concurso públicos;
  • Universitários poderão utilizar as horas trabalhadas como atividade curricular complementar caso a instituição tenha convênio como o TRE da região.

Obs.: Os dias de folga recebidos poderão ser gozados a qualquer momento, porém, caso o eleitor mude de emprego, o mesmo perderá seus dias ganhados de folga.

Veja também:

Quanto ganha um mesário

Apesar de ser um belo cargo civil, um mesário não é remunerado, o mesmo recebe somente os benefícios citados anteriormente.

Nosso país vive afogados em crises políticas e econômicas, portanto, não podemos perder grandes conquistas de nosso povo, como a democracia e as eleições diretas, e ser mesário voluntário é uma boa maneira de auxiliar a conservar a nossa democracia.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

24 respostas a “Mesário Voluntário 2018 – Como Trabalhar nas Eleições 2018”

  1. Eu Simone Pereira Costa,gostaria muito de ser uma mesária pois com isso estaria contribuindo com o
    meu país, e de alguma forma esta ajudando a democracia. Estaria muito feliz em fazer algo pelo meu país.

  2. Estou a disposição para trabalhar nas eleições 2018
    Sou diretor da Escola onde temos duas urnas, sempre houve secretário de Prédio,se precisar estou a disposição ou para outro trabalho tambem

  3. Olá nação brasileira, me senti honrado em trabalhar em 3 eleições em nosso país. Quero poder trabalhar novamente nessa nova eleição.estou disposto e pronto para trabalhar.e contribui para termos um país digno e feliz estou aguardando a convocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *