Diferença Entre Voto Nulo e Branco

Com as eleições gerais de 2018 chegando, cada brasileiro deve ficar atento aos candidatos as eleições. Porém em caso de dúvidas entre os candidatos, muitos eleitores preferem votar em branco ou anular o voto. Nem sempre, porém, fica muito claro qual a diferença entre voto nulo e voto em branco. Pensando nisso, vamos explicar hoje qual a diferença entre o voto em branco e o voto nulo.

Mas como nem todo eleitor consegue decidir a tempo o candidato certo a escolher, a lei brasileira dá a possibilidade de este não escolher nenhum dos candidatos por meio do voto branco e anulo.

Não deixe de saber qual é a diferença entre o voto nulo e branco, já nos próximos tópicos

Diferença Entre Voto Nulo e Branco
Diferença Entre Voto Nulo e Branco

Diferença entre Voto Nulo e Branco

Consistindo no ato de não escolher nenhum dos candidatos propostos as eleições, ou melhor, num meio de manifestação do descontentamento do eleitor, existem algumas diferenças mais profundas entre o voto Nulo e branco.

Voto Nulo

consiste na manifestação da vontade de anular o voto, e apesar de teoricamente parecer uma “invalidação da eleição”, segundo o TSE os votos nulos podem vir a interferir no resultado final da votação, visto que quando há muitos votos nessa modalidade, o candidato que conseguiu angariar mais votos aumenta as suas chances de chegar a vitória logo no primeiro turno. O Voto nulo NÃO invalida a eleição.

Sendo assim, é corretíssimo afirmar que quanto maior for o número dos votos nulos, menos votos realmente válidos o candidato terá que ter para vencer as eleições 2018.

Voto Branco

Ocorre quando o eleitor não manifesta a sua opção de voto.  Pela lei anterior, o voto em branco ia para o candidato vencedor, mas isso não acontece mais. Pela lei eleitoral atual, o voto em branco não é contabilizado para nenhum candidato. Por isso, o candidato que vota em branco simplesmente abre mão de eleger o candidato que não deseja. O voto branco NÃO invalida a eleição.


Como Votar Nulo

Para manifestar a vontade de manter nulo o seu voto, é necessário dirigir-se ao pleito eleitoral, e confirmar tal opção de voto diretamente na Urna eletrônica que fica nesses locais.

Veja como você pode votar nulo nas eleições gerais de 2018, logo abaixo:

  • Dirija-se ao local de votação;
  • Na urna eletrônica digite um número de candidato inexistente;
  • Em seguida clique na tecla “Confirma”.


Como Votar em Branco

Com o aparecimento das novas tecnologias a forma de votar nesse tipo de modalidade mudou, sendo que a não assinalação da cédula de validação, já não constitui mais motivo para que o voto seja considerado branco.

Veja como você pode votar em Branco nas eleições gerais de 2018, logo abaixo:

  • Vá até o posto de votação;
  • Na urna eletrônica pressione a tecla “Branco”;
  • Agora finalize a sua votação em Branco clicando em “Confirma”.

É importante ter em conta que para as eleições que dizem respeito aos cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador, tanto os votos nulos e brancos interferem no resultado final das eleições de forma direta.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *