Comprovante de Votação 2018

As eleições sempre trazem consigo deveres que são incumbidos ao cidadão brasileiro, sendo que um deles é a retirada do comprovante de votação, um documento que é bastante importante na vida do brasileiro.

Comprovante de Votação 2018
Comprovante de Votação 2018

O que é Comprovante de Votação?

Em geral, o comprovante de votação é um documento fornecido ao eleitor logo após ele exercer o seu dever de votar. Com este documento, o cidadão consegue provar que ele votou e em que turno das eleições ele cumpriu com essa obrigação.

Sendo que este documento é fornecido independentemente da sua opção de voto, e mesmo quem opta por votar em branco ou nulo, continua tendo o direito de receber o seu comprovante de voto na seção eleitoral no dia da eleição.


Como Conseguir o Comprovante de Votação

Como referido no tópico anterior, o comprovante de votação é um documento fornecido no próprio dia da eleição. Ou seja, só consegue obter esse documento que vai ao pleito eleitoral e cumpre com o seu dever de votar.

É importante deixar bem claro que não há como conseguir esse documento após a eleição. Afinal, ele é somente fornecido no dia da votação.

Sendo assim, é necessário que o eleitor o conserve muito bem, pois na hora de fazer a matricula em universidades, participar em concursos públicos, entre outras atividades, ele será exigido.


Como Obter a Segunda Via do Comprovante de Votação

Apesar de não ser possível obter o segunda via do próprio comprovante de votação fornecido no dia da votação na seção eleitoral. Em caso de perda ou furto deste documento, o eleitor pode obter a Certidão de Quitação Eleitoral.

Esta certidão tem justamente o objetivo de comprovar que o cidadão votou nas eleições passadas. Ou seja, ele desempenha a mesma função do Comprovante de votação.

Mas é importante observar que apesar da certidão de Quitação Eleitor ser acessível a qualquer cidadão. Há necessidade de se ter o número do título de eleitoral no momento da sua solicitação. Afinal, sem esse dado, não haverá como prosseguir com o requerimento.

A boa notícia é que dá para conseguir esse número no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Com esta informação em mãos, agora você já poderá obter a sua certidão de Quitação Eleitoral via online. Basta apenas seguir o passo a passo descrito logo abaixo:

  • Primeiramente acesse o portal do TRE, clicando AQUI;
  • Na página inicial, clique na opção “quitação eleitoral”;
  • Agora entre com os dados requisitados (Nome completo, Número do título de eleitor, Data de nascimento, Nome da mãe e do pai) e depois clique em “Enviar”.

Feito isso, o site apresentará nos próximos segundos a certidão de quitação eleitoral. A certidão de quitação eleitoral deverá ser usada como comprovante de votação.

Valendo salientar que também é possível obter esse documento diretamente no site do TSE ou num cartório eleitor.

Nesses locais também será necessário apresentar documentos que apresentem as informações solicitadas na requisição online da Certidão de quitação eleitoral.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *