Como Saber o Local de Votação

De dois em dois anos todo cidadão brasileiro precisa realizar seu dever e votar em algum candidato de sua escolha. O problema é que chega o dia da votação, muitos eleitores não sabem em quem votar, e optam pelo voto nulo, ou não sabem onde fica sua seção eleitoral para votar, e para lhe ajudar, neste artigo iremos falar sobre como saber o local de votação.

O eleitor tem três jeitos de descobrir qual seu local de votação para votar nos candidatos, como por exemplo, no candidato à deputado federal, pode ser pela internet pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu Estado, pela Central de Atendimento ao Eleitor ou ir até o cartório eleitoral em que está situado sua inscrição.

Como Saber o Local de Votação
Como Saber o Local de Votação

Como Consultar o Local de Votação

Caso o eleitor queira entender como saber o local de votação, basta seguir os passos indicados abaixo:

  • Acesse o Tribunal Superior Eleitoral ou pelo Tribunal Regional Eleitoral do seu Estado;
  • Clique no menu em “serviços ao Eleitor” e em seguira em “Título e local de votação” na página;
  • Clicando neste assunto, o eleitor pode escolher em encontrar seu local para votação pelo número do título de eleitor, pelo nome do eleitor ou pela zona que ele vota.
Como Consultar o Local de Votação
Como Consultar o Local de Votação

Para conseguir encontrar o local para votação, o eleitor precisa digitar corretamente todos os dados pedidos na página, até mesmo a uso correto de acentos do nome do eleitor é necessário, caso contrário nada será encontrado.

Caso o eleitor escolha encontrar o seu local de votação pelo número do seu título, o site oficial do TSE pede que o eleitor coloque o número do seu título, nome completo da mãe e a data de nascimento do eleitor.

Caso o título de eleitor não tenha o nome da mãe escrito, basta marcar a opção “não consta/em branco”. Introduza as letras e números que aparecem na imagem e clique em “consultar” que o local de votação do eleitor, zona e seção aparecerão na tela.

É importante lembrar também que em 2018, para votar, será necessário que o eleitor já tenha feito seu recadastramento Biométrico. Para isso, é necessário fazer o agendamento biométrico no TRE da sua cidade e cadastrar suas impressões digitais.

Consultar Local da Votação por Nome

Se o eleitor não souber o número do seu título, não tem problema. O site do TSE dá a opção para que qualquer eleitor consiga encontrar seu local de votação por nome.

Basta encontrar o link que estiver escrito “Consulta por nome”, escrever o nome completo, data de nascimento e nome da mãe completo, caso esteja no título do eleitor. Se não tiver, novamente marque o quadrado que está escrito “não consta/em branco”.

Consulta por Nome
Consulta por Nome

Insira as letras que estão na imagem e clique em “consultar”. Lá vai aparecer todos os dados necessários que o eleitor precisa para o dia das eleições, como zona eleitoral, seção, entre outros.

Consultar Local da Votação por Zona de Seção

A consulta por zona eleitoral também pode ser requerida, contudo não há esta opção no site do TSE.

O eleitor poderá encontrar no site do tribunal Regional Eleitoral do seu Estado, mesmo assim não é certo que encontrará. Esta opção não está disponível nos sites de todos os Estados.

Para saber se o site do TRE do seu Estado tem essa opção, vá em “Título e local de votação”, logo após vai aparecer “Locais de votação” ou “Consultar por zona eleitoral”, caso não tenha essa opção, o site do Tribunal do seu Estado não tem esse tipo de consulta.

Caso apareça, o eleitor poderá consultar seu local de votação digitando o número da zona eleitoral – que está presente no título de eleitor – e clicar em “consultar”.

Devemos lembrar que caso você deixe de votar, por não achar o local de votação ou por não possuir algum candidato, você pagará uma multa por não votar. Para isso não acontecer se programa antecipadamente.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *