Como Funciona o Segundo Turno das Eleições 2018

Em 2018, será escolhido o mais novo presidente do Brasil. Após o abalo que um impeachment e um vice-presidente causou nas relações políticas e em nossa imagem internacional, todo o Brasil espera que as eleições 2018 corrijam o rumo do país. Para mais detalhes, confira abaixo como funciona o segundo turno das Eleições 2018.

Para isso, necessita-se que haja o voto consciente, escolhendo sabiamente o político de acordo com sua ideologia e de seu partido, suas propostas políticas, sócias e econômicas e, por último, mas não menos importante, sua honestidade e seu passado legal.

Segundo Turno das Eleições
Segundo Turno das Eleições

Porém, em meio a votação, pode ser que haja um empate. Quando ocorre esse empate? Quando nenhum dos candidatos consegue atinge metade dos votos mais um. E, é exclusivamente nesses casos, que ocorre o segundo turno das eleições.

O segundo turno se parece praticamente com novas eleições, pois muitos políticos acabam virando o jogo e, além disso, a propagando política volta a ser praticada, os preparativos para o evento são novamente realizados e mesários voluntários 2018 e mesários obrigados.

Veja também: Confira os resultados das últimas pesquisas eleitorais de 2018.


Como Funciona o Segundo Turno das Eleições

Em nosso sistema de eleições, somente são eleitos aqueles candidatos cujo sua porcentagem de votos é maior que 50%, excluindo votos brancos e nulos. Caso nenhum candidato supere 50% dos votos, há uma nova eleição somente com a participação dos dois mais votados. Essa nova eleição é chamada de segundo turno e ocorre poucos dias após o primeiro turno.

O segundo turno das eleições é previsto na legislação brasileira. Mais precisamente, nos artigos 28, 29, inciso II, e 77, da Constituição de brasileira de 1988.

Segundo os mesmos, somente haverá segundo turno na escolha de prefeitos e vice-prefeitos (cujo os municípios possuem mais de 200 mil eleitores), candidatos a governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e presidente e vice-presidente da República.


Por que ocorre o Segundo Turno

O segundo turno não ocorrerá caso o candidato obtenha maioria absoluta diretamente no primeiro turno. Maioria absoluta é aquela que abrange mais da metade dos votos válidos, ou seja, quando o candidato recebe 50% dos votos mais um, excluindo votos brancos e nulos. Saiba mais: Confira qual a diferença entre os votos brancos e votos nulos.

No segundo turno, os dois candidatos mais votados concorrem a uma nova eleição para, enfim, um dos dois obter maioria absoluta e, definitivamente, ser eleito.


Quais as datas previstas para o segundo turno

O segundo turno sempre ocorre próximo ao primeiro turno e, em 2018, não será diferente. As datas das eleições 2018 do primeiro turno serão no dia 2 de outubro e, caso necessário, teremos o segundo turno, que será exatamente 4 semanas depois, ou seja, dia 30 de outubro.

No intervalo de tempo entre o primeiro e o segundo turno, a propaganda política, inclusive o horário eleitoral gratuito, é retomada, porém, somente os concorrentes do segundo turno podem praticá-la.

O sistema de maioria absoluta em nossa democracia ocorre para que haja uma maior voz do povo. Pois, somente governará o município, o estado ou a nação o político cujo o qual agradar e ser aprovado por mais da metade dos eleitores. Portanto, apesar de muitos acharem incomodo receberam propagandas políticas por mais um mês e comparecer ao domicílio eleitoral mais uma vez. Isso somente é feito para garantir uma maior expressão da vontade do povo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *