Como Anular o Voto

Como anular o voto – O clima político no Brasil está muito instável, com novas investigações de crimes feitas a todo momento, e muitas pessoas atualmente não se sentem representadas por nenhum candidato ou partido no cenário político. Por isso, é natural que as pessoas reflitam que nenhum político mereça seus votos e decidam anular, o que é previsto pela Constituição de 1988. Então, para tirar suas dúvidas a respeito disso, nesse artigo iremos lhe ensinar como anular o voto.

Para anular o voto, basta seguir alguns passos que são bastante simples e que irão garantir com que você não concretize seu direito de não escolher nenhum representante político em uma eleição, exercendo uma espécie de protesto pela atual situação política que o Brasil se encontra.

Votar Nulo anula a eleição?

É importante ressaltar que diferente do que algumas pessoas pensam o voto nulo não anula a eleição. Mesmo que mais de 50% dos eleitores votem nulo, a eleição não é anulada.

Como Anular o Voto
Como Anular o Voto

Segundo o Código Eleitoral, artigo 224 da Lei nº 4.737 de 15 de julho de 1965, uma eleição somente perde a sua validade quando é comprovado algum tipo de fraude, como compra de votos ou ainda alteração na urna. Ou então, devido a conflitos que os candidatos poder tenham tido com a Justiça Eleitoral.

Por isso, não pense em anular o voto achando que terá novamente as eleições 2018, já que isso não irá ocorrer.

Como votar Nulo

Agora, caso você realmente esteja insatisfeito com os candidatos que concorrem ao cargo político e não tenha preferência por nenhum deles, querendo por conta disso saber como votar nulo no dia da eleição, você deve seguir os seguintes passos:

Como não há nenhum botão de anulação de voto na urna eletrônica, você deve digitar no terminal um número que não corresponda a nenhum partido político ou candidato, dessa maneira o sistema não irá reconhecer o seu voto.

Como Anular o Voto

Se você quer anular seu voto para deputado estadual, basta digitar o número de um candidato que não existe (como por exemplo, “00000”) e apertar confirmar;

Caso pretenda anular o seu número para deputado Federal, terá que o número de 4 dígitos que não existe (como por exemplo, “0000”).

Por fim, caso seja uma anulação para Governador ou Presidente, serão apenas dois números que você deve digitar, como 00 e depois confirmar na tecla verde.

Votação
Votação

Quando você digitar esses números que não estão cadastrados com nenhum partido político ou ainda candidato nessa eleição, o terminal irá autenticamente colocar uma mensagem de número inexistente, e pedirá que corrija seu voto. Caso esteja convicto da sua votação nula, basta ignorar esse recado e clicar novamente no botão verde. Desse modo, o sistema irá interpretar o seu voto como nulo e você irá exercer a sua ação apartidária.

É importante ressaltar que apesar de nos termos políticos, o voto nulo não contar como voto válido em uma eleição e não entrar nas estáticas de votantes, ele pode influenciar em uma eleição, já que irá ajudar o candidato com mais votos a vencer a eleição ainda no primeiro turno. Por isso, tenha isso em mente quando for votar nulo em uma eleição.

Lembre-se: mesmo que você não se sinta representado por nenhum candidato ou partido político, votar nulo ou branco ainda é importante para manter seus direitos políticos, como por exemplo, tirar a certidão de quitação eleitoral, que é exigido para tirar alguns documentos, como o passaporte, por exemplo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votes, average: 4,18 out of 5)
Loading...

7 respostas a “Como Anular o Voto”

  1. Olá
    Complicado esse negócio de voto nulo pois confirmando número inválido ainda corremos o risco de determinado candidato ganhar a eleição??! Ou seja o voto branco e nulo não adianta de nada??

    1. Bom dia Vânia,
      Isso mesmo, quem vota em branco ou nulo não está ajudando o país. Se você não se identifica com nenhum dos candidatos que estão concorrendo, a atitude mais construtiva é votar no candidato “menos ruim”.

  2. Se os políticos tivessem VERGONHA na cara, fariam um projeto de Lei terminando com a obrigatoriedade do voto.
    Quem sabe se tivermos a coragem dos caminhoneiros possamos ir ás ruas e exigir essa postura ética dos parasitas do Congresso.

    1. Isso mesmo Yared chega de obrigatoriedade de voto precisamos ser livres que raio de título documento com importãncia só para nos deixar no cabrestos .Tá na gora de uma mobilização reivindicando esse direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *