Agendamento Biométrico

Agendamento Biométrico – Até o mês de março de 2018 os eleitores puderam fazer o recadastramento biométrico para as próximas eleições. 181 cidades brasileiras de 10 Estados diferentes estavam ainda com o processo acontecendo, outras 535 já tinham concluído o agendamento Biométrico.

Se a sua cidade exige o cadastramento biométrico para as próximas eleições 2018 e você perdeu o prazo de fazê-lo, saiba que o seu título de eleitor será suspenso e após o mês de maio será cancelado. Com o documento cancelado o cidadão sofre algumas sanções como não poder participar de concursos públicos e nem fazer passaporte.

Agendamento Biométrico
Agendamento Biométrico

Se você quer saber mais sobre o agendamento e cadastramento biométrico, saber mais sobre os prazos, fazer o cadastramento, onde fazer, como funciona, documentos, dentre outros, acompanhe o nosso artigo que vamos explicar o passo a passo desse procedimento.


Prazo para Biometria Eleitoral

O cadastramento da biometria para as próximas eleições foi até março de 2018. Entretanto, algumas cidades ainda não têm obrigatoriedade de realizar o cadastramento para as eleições deste ano.

Se a sua cidade já exige o cadastramento biométrico e você não fez o seu, é bem provável que o seu título de eleitor já esteja cancelado, fazendo com que o cidadão sofra algumas sanções do governo e dificultando alguns procedimentos e direitos. Veja o que você deve fazer para regularizar o seu título:

  • Levar o título de eleitor (mesmo cancelado);
  • Documento de identificação oficial contendo foto, nome completo, data de nascimento, dentre outros;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Se homem, comprovante de quitação militar;

Agendamento Biométrico

O agendamento biométrico funciona basicamente em digitalizar todo o processo eleitoral. A biometria coleta a assinatura do eleitor, foto e digital para dar mais segurança e agilidade para as próximas eleições.

Para fazer o agendamento biométrico, é preciso:

  • Verificar no site do TSE ou TER do seu Estado para saber se sua cidade já exige a obrigatoriedade da biometria já para as próximas eleições;
  • Comparecer até o cartório eleitoral mais próximo levando documentos oficiais como, documento de identidade, comprovante de residência atualizado e o título de eleitor;
  • Caso o seu Estado precise fazer o agendamento antes, faça o agendamento no site oficial do TER do seu Estado.

Documentos Necessários

Mesmo com o prazo já vencido, o eleitor registrado na cidade que exige a biometria já para as próximas eleições deve comparecer ao cartório eleitoral o mais rápido possível para regularizar a sua situação.

Se a sua cidade ainda não exige a biometria, mas mesmo assim você deseja fazê-la para ficar antecipado com as exigências da justiça eleitoral, você deve entrar no site oficial do TSE ou do TER do seu Estado e fazer o agendamento da biometria e ir até o cartório eleitoral da sua cidade levando:

  • Título de eleitor;
  • Documentos oficiais como RG, CPF;
  • Comprovante de residência;

Com esses documentos o cidadão irá regularizar a sua situação junto a justiça eleitoral e também não correrá o risco de sofrer sanções.

Saiba mais sobre o sistema eleitoral Brasileiro:

O que Acontece se não fizer o Recadastramento Biométrico?

O cadastramento biométrico é obrigatório para as cidades em que a justiça eleitoral já exige a biometria. Veja as sanções de quem não fizer o cadastramento biométrico:

  • Fica impedido de prestar concursos públicos;
  • Não pode emitir passaporte;
  • Não recebe seu salário como funcionário público;
  • Não consegue fazer matrícula em instituições públicas;
  • Não consegue empréstimos em bancos públicos.
Recadastramento biométrico obrigatório
Recadastramento biométrico obrigatório
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *